A mamoplastia de aumento, ou implante de prótese de silicone nas mamas, é uma das cirurgias estéticas mais realizadas mundialmente, com seu número aumentando a cada ano.
As pacientes candidatas a este procedimento são, geralmente, aquelas que apresentam mamas pequenas, com ou sem assimetria, pacientes que emagreceram ou após a gestação, quando pode haver perda do volume mamário. Pode também, excepcionalmente, ser realizada concomitantemente à correção da ptose mamária (“mama caída”).
Planos cirúrgicos da mamoplastia de aumento
Cada paciente apresenta um tipo particular de conformação corporal e deve ser avaliada individualmente para a escolha do melhor tipo de implante, da melhor técnica cirúrgica e da melhor via de acesso (incisão) para a colocação do implante. As vias utilizadas são a infra-mamária (no sulco mámario, a periareolar (ao redor da aréola) e a axilar (na axila). Através de qualquer uma destas vias, o implante pode ser colocado nos planos subglandular, subfascial ou submuscular. Recentemente, tem-se utilizado com uma freqüência cada vez maior o “dual plane”, em que a prótese é coberta na sua porção superior pelo músculo e a inferior pela glândula mamária. Cada um dos planos tem suas vantagens e desvantagens, e a sua escolha depende de vários fatores:
• A anatomia individual de cada paciente.
• O tamanho da prótese.
• O estilo de vida da paciente (por exemplo: a prática de exercícios físicos).
Recentemente, várias técnicas vem sendo associadas com o intuito de abreviar a recuperação da paciente, a saber:
• Colocação do implante em dual plane
• Confecção de alça muscular
• Confecção de sutiã interno com fio farpado
• Dissecção prospectiva, com pouco ou nenhum sangramento
• Trauma mínimo nos tecidos, viabilizado pelo uso do Funil de Keller (ou Protect Funnel)
A utilização das referidas técnicas posiciona o implante de modo a minimizar o seu deslocamento, possibilidando assim a realização de movimentos dos braços. Desse modo, antes mesmo da alta hospitalar, a paciente é orientada pela fisioterapeuta com relação ao tipo e à amplitude dos movimentos dos braços, o que permite um retorno mais precoce às suas atividades.
Planos cirúrgicos da mamoplastia de aumento
Com o intuito de facilitar o entendimento da cirurgia e a escolha do tamanho da prótese, a Clínica Múltipla dispõe de um equipamento capaz de gerar uma imagem tridimensional do corpo da paciente, permitindo a simulação em tempo real do procedimento.