A lipoaspiração tem como objetivo remover os depósitos de gordura localizada e pode ser realizada em basicamente qualquer região do corpo, como:
Está indicada nos casos em que se deseja obter uma melhora no contorno corporal, não sendo um tratamento indicado para celulite ou obesidade.
O procedimento é realizado através de pequenas incisões (de 3 a 5mm), através das quais é inserida uma cânula que realiza a aspiração da gordura e pode ser realizado com anestesia local (pequenos volumes), anestesia local e sedação, bloqueios peridurais, anestesia raquidiana e anestesia geral. A escolha de cada técnica depende, primordialmente, do volume e das regiões a serem tratadas, da necessidade de outras cirurgias associadas e dos fatores individuais de cada paciente.
Áreas que podem ser lipoaspiradas
Ao contrário do que muitos pensam, a lipoaspiração é um procedimento seguro, desde que seja realizada seguindo-se a técnica adequada por profissionais treinados e capacitados (daí a importância de fazer a cirurgia com cirurgiões plásticos certificados pela SBCP). Além disso, é importante ressaltar que ponta da cânula é romba, e não cortante, o que torna o procedimento ainda mais seguro.
O bom resultado cirúrgico vai depender da técnica adequadamente realizada, da indicação correta para determinado tipo de paciente e, principalmente, da capacidade de retração da pele no local lipoaspirado. Quanto maior a flacidez cutânea, menor é a chance de um bom resultado cirúrgico somente com a lipoaspiração, inclusive podendo acentuar o excesso de pele na região.
Recentemente surgiram no mercado algumas tecnologias que visam a auxiliar o cirurgião, como a vibrolipoaspiração, a lipoaspiração ultrassônica e a lipoaspiração a laser.
A lipoescultura, por sua vez, é um termo mais recentemente difundido, que caracteriza a mesma lipoaspiração, e a utilização desta gordura aspirada em outras regiões do corpo (lipoenxertia). Da mesma forma que a lipoaspiração, várias locais podem ser enxertados, como glúteos, face, mamas, coxas, áreas de depressão, etc.
Ponta da cânula (exemplo)
Lipoaspiração HD (LAD ou Lipo HD)
A Lipoaspiração de Alta Definição (LAD), também referida pelo seu termo em inglês “High Definition Liposuction (Lipo HD), é considerada por muitos a evolução da lipoaspiração convencional. Trata-se de um procedimento de remoção de gordura localizada visando promover uma maior definição dos contornos musculares, dando assim um aspecto mais tridimensional, estético e artístico da área tratada. Esse método de lipoaspiração é um tratamento mais refinado que exige maior habilidade, experiência e conhecimento do cirurgião.
Lipo HD (foto ilustrativa)
Conjuntamente à retirada da gordura indesejada e à da demarcação da musculatura, pode-se aprimorar os resultados associando os procedimentos da lipoescultura, em que a gordura retirada pode ser reaproveitada para remodelar áreas específicas, criando volumes e preenchendo depressões.
A versatilidade do tratamento é imensa, uma vez que pode ser realizado em várias áreas, como abdome, braço, perna, glúteos, peito, costas e outros, podendo ser aplicada em ambos os sexos. Além disso, a execução do procedimento pode ser ajustado (dentro das possibilidades médicas), segundo as preferências e expectativas da paciente. A musculatura pode ter uma delimitação mais marcada ou mais natural, pode-se produzir o efeito “six pack” ou “gominhos” do abdome ou apenas fazer uma marcação delicada das linhas central e laterais dos músculos abdominais. Pode-se ainda realizar definição e até enxertia dos braços, peitoral e glúteos.