16 de fevereiro de 2024
Posso fazer novamente uma abdominoplastia?
É importante ter em mente que nenhum procedimento estético tem validade vitalícia. O tempo, aliado a maus hábitos alimentares e de saúde, pode prejudicar os resultados de procedimentos como a abdominoplastia.
A decisão é pessoal e pode ser motivada por diversos fatores. Para alguns, a motivação pode ser a satisfação com os resultados estéticos, outros podem ter experimentado complicações pós-operatórias ou desejam corrigir áreas que não foram abordadas na cirurgia inicial. Outro motivo é a mudança drásticas no peso corporal, o que também pode afetar a aparência após a abdominoplastia.
Na maioria dos casos, não é necessário realizar um novo procedimento. No entanto, quando o paciente sente a necessidade de refazê-lo, é recomendado um intervalo mínimo de 3 a 6 meses entre uma intervenção e outra.
Esse tempo pode variar de acordo com cada paciente e o seu tempo de recuperação, devendo ser considerados os fatores que levaram a este novo procedimento. Entretanto, não é recomendada a realização de um segundo procedimento, salvo casos específicos.
Existem outros procedimentos que podem ser alternativas a uma segunda abdominoplastia. Uma possibilidade é a realização de uma mini abdominoplastia, que envolve a retirada de uma quantidade menor de pele, ou uma lipoaspiração. Ambos apresentam uma recuperação mais fácil e rápida.
Além disso, é possível realizar o tratamento da flacidez por meio da retração da pele, utilizando tecnologias como o Renuvion, por exemplo.
Independente da sua decisão, conte com um profissional capacitado para avaliar o seu caso e, juntos, planejar o seu procedimento.