21 de setembro de 2022
Queimaduras: prevenção e o papel do cirurgião plástico no atendimento a queimados
O mercado sempre está a procura de profissionais que estejam realmente qualificados para exercerem suas funções. Quando falamos de qualificação e prova de conhecimento e domínio de uma tecnologia (em especial na área de desenvolvimento), um assunto que acaba vindo à tona são as certificações e como elas podem ajudar a dar um upgrade em sua carreira.
Apesar dos benefícios que as certificações podem trazer, muitas pessoas ainda ficam com dúvidas se realmente é necessário ter uma certificação hoje em dia, se ela realmente ajuda a destacar o currículo, quais as possibilidades que ela poderá abrir, entre outras coisas.
O intuito da certificação é, principalmente, comprovar que o profissional que a obtém realmente domina um determinado assunto. A certificação dá a garantia à empresa de que o profissional está apto a exercer determinada função. Elas podem ser obtidas tanto por uma pessoa que está iniciando na área como por um profissional que já está a muitos anos no mercado.
Lista Ordenada
Lista Desordenada
Depois de pesquisar a fundo sobre as melhores certificações para sua área de atuação, você deverá estudar com muita dedicação. Estudar para uma prova de certificação “de verdade” demanda muito tempo de estudo, pois as provas geralmente são bem profundas em termos técnicos. É importante também que você tenha em mente que este momento de estudo não serve somente para que você passe na prova que deseja prestar: ele também serve para que você comece a ter um conhecimento cada vez mais profundo sobre a tecnologia que você está estudando.
As certificações de um modo em geral tem diversos níveis. Você pode começar pelo nível mais básico delas e ir subindo de nível gradativamente. Muitas delas tem trilhas, o que torna mais fácil saber a ordem de prestação das provas. Para a maioria das certificações, você pode estudar por conta própria ou até mesmo fazer um curso preparatório. Quando você se sentir preparado, poderá marcar a data de sua prova, que deverá ser aplicada por uma instituição reconhecida. Todas as provas têm um mínimo de acertos para que você possa ser comtemplado com a certificação.
Na área de TI, diversas empresas oferecem certificações para seus produtos. Por exemplo: Microsoft, Cisco, Oracle, AWS e PMP são empresas que oferecem uma gama de certificações para seus principais produtos.
Se você ainda está com dúvidas se realmente deve investir tempo para tirar uma ou mais certificações, listamos cinco motivos para você investir neste ponto.
Apesar de a experiência contar muito, a certificação pode fazer com que seu currículo fique mais atraente perante os recrutadores, principalmente a nível internacional. Por exemplo: se você está concorrendo a uma vaga de Scrum Master (entenda como Scrum pode ajudar os seus projetos) e todos os concorrentes (incluindo você) têm bastante experiência, certamente os profissionais certificados chamarão muito mais a atenção. Pode até acontecer de a vaga em questão exigir como pré-requisito uma certificação dos participantes, tendo em vista que alguns clientes têm o costume de exigir que profissionais qualificados atuem em seus projetos.
Uma certificação pode nos ajudar muito, pois comprova que realmente dominamos aquele assunto. A importância é justamente o fato de deixar o profissional melhor preparado para desempenhar certas funções. Conquistar essas certificações mostram que você tem motivação e dedicação ao seu trabalho, fazendo com que tenha mais credibilidade profissional.
As certificações são importantes em sua construção como profissional. Além disso, as empresas sabem que para tirar uma certificação é necessário empenho e dedicação. E são esses tipos de profissionais que se preocupam com conhecimento e melhoria profissional que são os mais visados e disputados no mercado. Também é importante para mostrar que você está preocupado em sempre se atualizar e buscar novos desafios.
Quando você é comprometido com o próprio desenvolvimento profissional, isso também acarreta em benefícios para a empresa em que você atua. Assim, as empresas querem manter esse profissional, dando melhores oportunidades de trabalho e, consequentemente, de salários.
Esse é o ponto mais importante: o conhecimento que você adquire por causa do estudo para a prova, desde que você não queira fazer a prova “por fazer” simplesmente. A tendência é que, se preparando para certificações, você adquira um conhecimento muito mais aprofundado naquilo que se propôs a estudar, sendo um profissional com maior destaque.