6 de março de 2023
Cuidados para voltar a treinar após a cirurgia plástica
Realizar uma cirurgia plástica requer planejamento. Isso, porque o procedimento exige mudanças na rotina das pacientes e adaptações. Como qualquer intervenção cirurgia, é necessário afastar-se do trabalho, dos treinos e respeitar o período de pós-operatório, seguindo as instruções do cirurgião, para garantir os resultados desejados.
Dentre os pacientes que optam pela realização de uma cirurgia plástica, muitos praticam atividades físicas. E umas das perguntas bastante frequentes no consultório é a seguinte:
– Doutor, quando posso retomar a minha rotina de treinos?
Seja qual for o esporte, desde a corrida, ciclismo ou mesmo musculação, é importante reservar-se e aguardar o período do pós-operatório. Isso é importante para evitar quaisquer problemas e atingir os resultados esperados com a cirurgia. Dependendo do tipo de procedimento, o ideal é esperar ao menos 30 dias da intervenção para encaixar treinos leves na rotina.
Antes de voltar à academia, por exemplo, a paciente deve aguardar a cicatrização da área operada, assim como seguir todas as recomendações do cirurgião plástico. O instrutor físico também deve estar ciente do procedimento cirúrgico e também montar treinos leves e de adaptação.
Para voltar à rotina regular de treinos, contudo, a paciente deve ouvir o próprio corpo. As dores podem ser sinal de alerta e mostrar que alguma área ainda não está totalmente recuperada. Lembre-se de respeitar todas as limitações do corpo em recuperação.
Leveza no retorno aos treinos
Retomar as atividades físicas e a rotina de treinos após uma cirurgia plástica exige cuidados. O retorno com atividades mais leves, como caminhadas, deve acontecer, de modo geral, cerca de um mês de pós-operatório. Porém, é necessário avaliar cada situação individualmente, levando sempre em consideração o tipo de cirurgia a qual o paciente foi submetido.
No caso de implantes de prótese de mamas, por exemplo, ao retomar os treinos leves, como caminhadas, as pacientes devem utilizar o sutiã cirúrgico e até mesmo um top com boa sustentação para garantir maior segurança. Antes de retomar as atividades mais intensas, é necessário aguardar o período de cicatrização. Um retorno precoce pode resultar em sangramentos, acúmulo de líquidos e até mesmo no deslocamento da prótese. Por isso, para incorporar as atividades de maior impacto novamente na rotina, o correto é aguardar ao menos três meses da cirurgia.
Quando a paciente realiza a abdominoplastia, o período do pós-operatório requer ainda mais dedicação. O retorno aos treinos de maior intensidade, após este procedimento, pode levar um pouco mais de tempo. Isso, porque alguns movimentos na região do abdômen podem se tornar um pouco mais difíceis durante a fase de recuperação.
Neste caso, a paciente pode começar a realizar caminhadas leves cerca de um mês após a realização da cirurgia. Já trotes os trotes, podem ser realizados somente 45 dias depois da operação. Para as atividades que exigem mais do corpo, o ideal é aguardar ao menos três meses do procedimento cirúrgico.