14 de fevereiro de 2023
Adolescentes podem fazer mamoplastia redutora?
O tamanho grande dos seios interfere no dia a dia de uma mulher adulta. Porém, também incomoda meninas que estejam na fase da adolescência. Os seios volumosos podem diminuir a autoestima das garotas, bem como causar constrangimentos e problemas na coluna.
Por conta do peso dos seios, as alças do sutiã podem machucar a região dos ombros das adolescentes. Muitas meninas também têm dificuldade de encontrar peças de roupas que sirvam adequadamente. As mamas grandes interferem na prática de exercícios físicos, já que as adolescentes devem utilizar tops para dar mais firmeza e sustentação para os movimentos.
Entre os problemas relacionados à saúde, os seios volumosos podem trazer dores nas costas e problemas de postura. Com o objetivo de reduzir o tamanho das mamas, muitas adolescentes buscam os consultórios de cirurgiões plásticos.
Diversas mães, entretanto, questionam: é possível realizar cirurgia de redução das mamas em adolescentes?
E a resposta é sim!
Desenvolvimento das mamas
Em geral, as meninas começam a desenvolver as mamas logo após a primeira menstruação, que ocorre entre os 11 e 14 anos. Porém, em alguns casos, o crescimento pode ser desproporcional ao tamanho do tórax.
Para melhorar a autoestima e o bem estar destas meninas, assim como prevenir os problemas na coluna, uma opção é realizar a mamoplastia redutora. A recomendação, porém, é que a cirurgia seja realizada entre dois e quatro anos após a primeira menstruação. Este, em geral, é o período do desenvolvimento completo das mamas nas adolescentes. Contudo, em algumas mulheres, o crescimento dos seios pode se dar até os 20 anos. Por isso, a recomendação é que este tipo de cirurgia seja realizado apenas em casos extremos.
Como é a cirurgia de redução das mamas
Além de consultar um cirurgião plástico para realizar a mamoplastia de redução, as adolescentes também devem ser acompanhadas por uma ginecologista e até mesmo por um endocrinologista e realizar exames para avaliação da saúde. É importante lembrar que aquelas que tenham menos de 18 anos, devem ter a autorização dos pais para fazer a cirurgia.
Antes de realizar a mamoplastia de redução, médico e pacientes alinham as expectativas e objetivos nas consultas. Durante a cirurgia, o cirurgião plástico retira a gordura, tecido mamário e pele dos seios da mulher. O procedimento é realizado com anestesia geral e o tempo varia entre duas e quatro horas.
Normalmente, são realizadas incisões ao redor das aréolas, na base do seio e feita uma linha vertical entre eles, formando um T invertido. Após cirurgia, a paciente fica internada, mas liberada no dia seguinte.
Os resultados da cirurgia podem ser percebidos imediatamente. Mas, as alterações completas apenas serão percebidas após o período de cicatrização e redução dos inchaços pós operatório.
Mudanças no corpo
Tanto mulheres adultas quanto adolescentes devem prestar atenção às mudanças no corpo. Os seios modificam de tamanho quando a paciente engorda ou emagrece. Por isso, após a mamoplastia de redução, é necessário que as mulheres mantenham o peso semelhante à época da cirurgia, pois a mama terá sido projetada para este tipo de corpo.