20 de junho de 2023
Abdominoplastia após a gestação, quando fazer?
A preocupação com o corpo da mulher pode começar em épocas diferentes da vida. Algumas iniciam ainda quando jovens, querendo melhorar uma coisa ali, outra aqui. E quando o assunto é ser mãe, como fica a autoestima delas após ter o corpo transformado pela gestação? É um tema recorrente aqui na clínica, mães que reclamam da cicatriz da cesárea ou da flacidez presente em algumas áreas do corpo, principalmente no abdômen e nas mamas.
Durante o período gestacional a pele do abdômen sofre com o esticamento em decorrência do aumento do bebê. Isso acontece mesmo com o controle de peso. O relaxamento e expansão da pele afeta o tecido de alguma forma. Podemos ver isso em mamães que logo nos primeiros meses sofrem com as estrias.
Mas, engana-se quem pensa que apenas a pele sofre nesse período. Além dela, a camada muscular do abdômen sofre distensão, ocorre o relaxamento das estruturas centrais, com esse afastamento residual entre os músculos acontece o que chamamos de Diástase. Você já ouviu falar?
Para tratar a diástase, recomendamos a cirurgia de abdominoplastia, que visa retirar excessos de pele e gordura de uma determinada região. Com ela é possível:
– Corrigir alterações na musculatura da parede abdominal
– Corrigir flacidez abdominal
– Retirar o excesso de gordura
– Corrigir a ptose de púbis
E não precisa se preocupar com a cicatriz deixada. Ela pode ser mais ou menos longa dependendo das características do corpo de cada paciente (extensão da flacidez abdominal), ficando localizada na região dos pelos pubianos, e acompanha o formato das roupas íntimas ou trajes de banho. Hoje em dia, associada com a técnica em HD, os resultados são ainda mais impressionantes em definição abdominal.
O ideal é aguardar o corpo voltar ao seu estado natural após o parto. Em média, o adequado é esperar cerca de seis meses após o término da amamentação. Isso porque o corpo estará livre dos efeitos hormonais, a mulher já terá perdido boa parte do peso ganho em gravidez e também pela independência nos cuidados com o bebê, que fazem toda diferença na recuperação da cirurgia.
Vale lembrar que, cada corpo é um corpo. As recuperações e necessidades são diferentes e devem ser avaliadas em consultório para um bom resultado. Se você sofre com diástase ou recebeu uma carga excessiva de pele após a gestação, a Abdominoplastia é uma excelente alternativa.
Outros casos bem indicados para a realização desse procedimento são pessoas que passaram por cirurgia bariátrica.
Sentiu interesse ou deseja saber mais? Aproveite para entrar em contato com o Dr. Dreyfus e saber se a abdominoplastia é recomendada para você. Agende uma consulta, nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todo conteúdo que estamos elaborando sofre cirurgias plásticas, vasculares e procedimentos estéticos.